PhotoPro - Grupo Profissional de Photoshop
CADÊ O ALÊ
Criando efeito sépia no Lightroom

Criando efeito sépia no Lightroom

24. May. 2012

Quer saber como usar o módulo de Revelação no Lightroom e aplicar um efeito de cor? Então confira o tutorial de Erica Dal Bello!

No tutorial anterior, apresentei os primeiros passos para importar uma imagem no Lightroom. Agora, vamos aprender no tutorial abaixo como usar o módulo Revelação (Develop - tecla de atalho D) para aplicar um efeito de cor. 

1) No modo de Revelação, no menu lateral direito, temos diversas opções de edição. Como meu objetivo é um efeito de cor, só irei acessar a aba Basics para aplicar os ajustes de contraste e exposição no final. Primeiro, deixarei minha imagem em preto e branco, apenas clicando em B&W. O botãozinho destacado em vermelho na imagem abaixo possibilita visualizar a imagem com e sem o efeito.

 



2) Agora, para aplicar a cor, usaremos a opção Split Toning. Esse recurso atua aplicando um tom de cor nas áreas claras (Highlights), e outro nas áreas de sombra (Shadows). Definimos a cor, a saturação e, na opção Balance, podemos balancear a intensidade de cada um.





3) Com a cor escolhida, volto para o menu Basics para adicionar contraste, realçar as altas-luzes e as sombras. Prefiro fazer primeiro a cor e depois o contraste, pois tenho uma noção melhor do resultado, já que na cor original o contraste maior poderia não ficar tão bom. Uma novidade muito legal, no Lightroom 4, são os controles para esses ajustes, que agora estão todos no centro, começando do zero e indo para valores positivos e negativos, ou seja, está mais intuitivo. Alguns comandos mudaram de nome, como Recovery e Fill Light, então agora podemos ajustar com mais precisão as áreas de luz e as áreas de sombra. Como transformei em P&B, as opções Vibrance e Saturation estão inativas.





4) A próxima aba, Detail, une os ajustes de Sharpening e de redução de ruído.



5) Usarei a aba de Lens Corrections apenas para inserir vinhetas.




6) Entre o Histogram e o menu Basics, temos algumas ferramentas para ajustes localizados. O Crop tem um recurso muito legal de Grids, no qual ao pressionar a tecla O, temos várias opções de guias, como regra dos terços, entre outras, auxiliando na  realização de um crop com proporções bem interessantes. E pressionando Shift+O, alteramos a posição desse determinado Grid.





7) Em seguida, temos o Spot Removal e o Redutor de olhos vermelhos, que voltaremos a usar em outro tutorial.


8) A quarta ferramenta é o Graduated Filter, onde podemos inserir os mesmos ajustes do menu Basics, porém de forma mais específica, como um degradê. Apliquei na parte superior da minha foto, para dar uma realçada nas nuvens, escurecendo o céu e diminuindo a exposição.





9) A quinta e última ferramenta é o Adjustment Brush, que também tem a mesma função da ferramenta anterior, porém ela é ainda mais precisa, pois podemos pintar uma área específica, determinando o tamanho e a densidade do brush. Na foto abaixo, usei a ferramenta para clarear áreas centrais, e escurecer as montanhas no fundo.





10) Para finalizar, vou usar o Tone Curve, que trabalha exatamente como no Photoshop. Com uma curva em S, aumento o contraste de forma bem sutil. Clicando no quadradinho, no canto selecionado em vermelho na imagem abaixo, podemos também usar o comando através dos canais de cores RGB, caso necessário.



Todas as edições feitas pelo Lightroom são salvas automaticamente no banco de dados do aplicativo, ou seja, só serão visualizadas nele. Agora, ao clicar para salvar, no caso de arquivos em RAW (NEF para Nikon ou CR2 para Canon), o Lightroom fará como o Adobe Camera Raw, e criará um arquivo XMP com as alterações. No caso dos outros formatos (PSD, JPG, TIFF etc), ele salvará no próprio arquivo.





Espero que tenham curtido!

Quer saber mais sobre Lightroom?


Até a próxima!! :D

Erica DalBello


Já assistiu o último episódio do PhotoPro TV?

Criando Pattern no Photoshop CC

Criando Pattern no Photoshop CC - Criando Pattern no Photoshop CC





  1. eFe disse:

    Oi Érica! Uso bastante o Lightroom para tratamento, mas percebo q determinadas combinações geram ruído, como o uso de Clarity, especificamente. Fica a sugestão para um próximo artigo, como gerenciar o ruído no Lightroom. Um beijo.

Deixe um comentário

AGENDA CURSOS
Photo Meeting 2015

Data: 23, 24 e 25 de março de 2015
Local: Foz do Iguaçu - PR

Photoshop Conference 2015

Data: 25, 26 e 27 de maio de 2015
Local: TEATRO BRASIL KIRIN - Campinas/SP

Livro Photoshop, DVD Photoshop, DVD Lightroom, DVD Illustrator
Eizo Monitores
Wacom
PODCAST VER TODOS
Criando Pattern no Photoshop CC
11. Feb. 2015
Assista já!
Photoshop CC: Novo Place Linked com Alexandre Keese
29. Jan. 2015
Assista já!
Novidade Photoshop CC: Typekit
12. Jan. 2015
Assista já!
Photoshop CC Perspective Warp
02. Dec. 2014
Assista já!
Photoshop CC: Sharpen e Shake Reduction com Alexandre Keese
11. Nov. 2014
Assista já!

FIQUE LIGADO!
DIRETO DO BLOG DO ALÊ

Como criar uma roda de bicicleta no Illustrator

27. Feb. 2015

Veja neste tutorial do Grupo PhotoPro como criar a ilustração de uma roda de bicicleta utilizando ferramentas simples e convencionais do Illustrator

Formatos TIFF e PSD no Lightroom

24. Feb. 2015

O Grupo PhotoPro mostra hoje como alterar a extensão do arquivo levado ao Photoshop através do Lightroom.

Simulando textura de pêlos no Photoshop

20. Feb. 2015

Aprenda neste tutorial do Grupo PhotoPro como simular a textura de pêlo usando o filtro de desfoque Path Blur

CONTATO

Endereço: Rua Madre Maria Basília, 237 - Centro
Cep 13300-003
Itu / SP
Telefone: (11) 4013-7979

Email: info@photopro.com.br

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes.