PhotoPro - Grupo Profissional de Photoshop
CADÊ O ALÊ
Criando um cacto no Illustrator

Criando um cacto no Illustrator

22. Aug. 2013

Aprenda neste tutorial do Grupo PhotoPro uma técnica criativa para criar a ilustração de um cacto. A dica é do instrutor Getulino Pacheco.

Aprenda neste tutorial uma técnica criativa para criar a ilustração de um cacto.


1) Comece arrastando uma guia vertical para o centro do documento. Utilizando a

 ferramenta Pen, desenhe o lado direito do cacto e a base do vaso, como mostrado no exemplo.

2) Preencha a forma com um tom de verde escuro e, em seguida, entre a base do cacto e o vaso, faça  um traço horizontal.

3) Selecione o traço e a forma. No Painel Pathfinder, aplique a opção Divide, que criará uma divisão entre o cacto e o vaso. Preencha o vaso com outra cor. No exemplo, usei um tom de marrom claro.

4) Mantendo toda a forma selecionada, vá em Effects > 3D e aplique a opção Revolve. Assim, já temos a forma do cacto e a do vaso.

5) Agora, crie um retângulo comprido e estreito no sentido vertical e o preencha com um gradiente com três passagens formadas por dois tons de verde. No tom verde escuro, usei #305d2d e para o claro #6d9f4e. Faça cópias deste retângulo no sentido horizontal, formando uma textura retangular como mostrado no exemplo.

6) Crie ainda um outro retângulo no sentido horizontal, preencha com qualquer cor e, em seguida, em Effect aplique SVG Filters. Aplique a opção AL_Woodgrain, que criará uma textura com aspecto orgânico no preenchimento do retângulo.

7) Mantenha o retângulo selecionado, volte em Effects > Effect Gallery e em Texture use a opção Texturizer, modo Sandstone, e aumente o valor de Scaling para criar uma textura com aspecto pedregoso. Dê Ok!

8) Arraste as duas texturas criadas para dentro do Painel Symbols.

9) Volte a selecionar a forma 3D do vaso e no Painel Appearence clique duas vezes em 3D Revolve para abrir o Painel de Opções 3D. Clique no item Map Art no painel, navegue em Surface até encontrar o mapa do cacto  (12 of 12). Acessando Symbols dentro deste mesmo painel, aplique a textura com o gradiente criado anteriormente. Ative o item Preview para visualizar a aplicação da textura no cacto. Clique também Scale to Fit para que a textura envolva toda a forma e Shade Artwork para que o sombreamento do objeto seja aplicado na textura.

10) Continue a navegar em Surface e encontre o mapa que está na base do cacto. Preencha com a outra textura para simular a terra do vaso. Dê Ok.

11) Abra um novo layer acima e com a ferramenta Pen crie um delineado envolvendo o lado esquerdo do vaso.

12) Preencha a forma criada com um gradiente preto e branco como demonstrado abaixo e no Painel Transparency aplique o modo de transparência Multiply e suavize a sombra criada em Opacity.

13) Faça agora com a ferramenta Pen um traço fino sobre uma das cavidades do cacto. Em seguida, usando a ferramenta Width, clique no centro do traço e arraste para o lado para aumentar a espessura do traço nesta área.

14) Repita o processo nas demais cavidades. Em seguida, aplique sobre estes traços o Effects > Blur > Gaussian Blur. Em Transparency, aplique o modo Multiply. Com isso, as divisões do cacto ficarão mais contrastadas e com um sombreamento mais suave. 

15) Abra um novo layer abaixo de todos os outros e faça uma forma aproximada da forma do cacto preenchida com verde escuro.


16) Na caixa de ferramentas, selecione a ferramenta Crystalize. Dê dois cliques sobre ela para abrir suas configurações e ajuste o tamanho do Brush para o tamanho desejado. Em seguida, clique sobre as laterais da forma e arraste para fora. Isto irá criar pontas irregulares, simulando pontas de espinhos.

17) Agora use a ferramenta Line para criar um traço vertical fino. Mude para a ferramenta Width para aumentar a espessura do traço em sua base. Em seguida, faça várias outras cópias com diferentes  comprimentos deste traço e os posicione de forma circular conforme mostrado no exemplo. Preencha estes traços com uma variação de tons de verde claro.

18) Selecione todos estes traços e os arraste para dentro do Painel Brushes. Salve como Scatter Brush.

19) Crie linhas sobre e acompanhando o centro de cada gomo do cacto. Selecione todas estas linhas e aplique o Brush criado.

20) Dê dois cliques sobre o ícone do Brush para ativar o painel de opções. Nas opções dos sliders do painel, troque a opção Fixed para Random em Size, Spacing e Rotation e vá ajustando cada um dos sliders para se conseguir uma variação de tamanhos e posições diferentes dos espinhos sobre o cacto. Dê Ok.

21) Selecione todos os elementos do arquivo e faça uma cópia. Em seguida, com a cópia selecionada, vá em Object > Rasterize, que vai converter tudo em Bitmap. Selecione este Bitmap e em Image Trace ative a opção Silhouettes, que converterá o Bitmap em uma silhueta do cacto em vetor.

22) Na caixa de ferramentas, ative Perspective Grid e gire a silhueta no sentido e posição, como demonstrado.

23) Mude para a ferramenta de seleção de perspectiva, clique sobre a silhueta e pressione a tecla 2. Isto fará com que ela fique projetada na base do Grid de perspectiva. Ajuste a sombra abaixo do vaso.

24) Para concluir, crie um fundo, aplique o modo Multiply na sombra e diminua um pouco a sua opacidade.


Por Getulino Pacheco







  1. jai disse:

    como é bom ter amigo inteligente,amei o cactus.

  2. Carlos Lepique disse:

    Ótimo e importante, pois nos ensina a pensar para resolver o que fazer quando o projeto é aparentemente impossível de executar no InDesign Parabéns, Carlos

  3. cleidson mutt disse:

    olá amigo...não consegui aplicar o filter -SVG- aparece a mensagem ....(O filtro svg que você especificou não pode ser visualizado corretamente no illustrator)......por que ???

  4. cleidson mutt disse:

    olá amigo...não consegui aplicar o filter -SVG- aparece a mensagem ....(O filtro svg que você especificou não pode ser visualizado corretamente no illustrator)......por que ???

  5. Olá Eleidson! Se vc seguiu corretamente os passos do tutorial e o filtro não funcionou, provavelmente seu Illustrator esteja com algum tipo de bug. Como opção preencha o retângulo com um gradiente radial composto por marrom e amarelo e prossiga o efeito fica bem similar. ABS!

Deixe um comentário

AGENDA CURSOS
Photoshop CC Creative Retouch - Prático

Instrutor: Alexandre Keese
Data: 14 e 15 de maio de 2014
Local: Sede Grupo PhotoPro - Itu SP

100% Lightroom

Instrutor: Erica Dal Bello
Data: 19 e 20 de maio 2014
Local: Sede Grupo PhotoPro - Itu SP

Illustrator CC: Criação sem Limites!

Instrutor: Getulino Pacheco
Data: 26 e 27 de maio de 2014
Local: Sede Grupo PhotoPro - Itu SP

Photoshop Day 2014

Data: 31 de maio de 2014
Local: Auditório da Editora UFPE

ExpoPrint 2014 Feira Gráfica
Livro Photoshop, DVD Photoshop, DVD Lightroom, DVD Illustrator
Eizo Monitores
Fotolia - Banco de Imagens
PODCAST VER TODOS
Mais diversão e controle para quem trabalha com Photoshop
05. Feb. 2014
Assista já!
Dica de Iluminação com Newton Medeiros
28. Jan. 2014
Assista já!
Criar um pincel a partir de imagens no Illustrator CC
23. Oct. 2013
Assista já!
Novidade Photoshop CC: Radial Filter
15. Oct. 2013
Assista já!
Novidade Photoshop CC: Camera Raw Filter
04. Oct. 2013
Assista já!

FIQUE LIGADO!
DIRETO DO BLOG DO ALÊ

Modo Brasil 2014 acontece em maio

17. Apr. 2014

R3F Digital Design, Official Partner da The Foundry, anuncia o encontro nacional III MODO BRASIL 2014, nos dias 29 e 30 de maio

Exportar layers em arquivos diferentes

16. Apr. 2014

A dica de hoje do Grupo PhotoPro é com a instrutora Erica Dal Bello, que mostra como exportar as camadas de um único arquivo em vários arquivos diferentes

Grupo PhotoPro será expositor na Feira Fotografar 2014

14. Apr. 2014

Produtos PhotoPro estarão com desconto especial durante Feira Fotografar 2014; Mesa Wacom será sorteada entre quem adquirir produtos

CONTATO

Endereço: Rua Madre Maria Basília, 237 - Centro
Cep 13300-003
Itu / SP
Telefone: (11) 4013-7979

Email: info@photopro.com.br

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes.