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Construindo um vaso envelhecido 1º Parte

Construindo um vaso envelhecido 1º Parte

09. May. 2012

A dupla Illustrator e Photoshop executam excelentes resultados, oferecendo recursos que impressionam cada vez mais. Confira!


A dupla Illustrator e Photoshop executam excelentes resultados, oferecendo recursos que impressionam cada vez mais. Acompanhe, neste tutorial, como criar o aspecto envelhecido e quase real de um vaso criado originalmente no Illustrator e tendo como base uma ilustração 3D.

1) Primeiro, configurei no Illustrator um stroke grosso com suas terminações arredondadas na cor marrom. Depois, com a ferramenta Pen do Illustrator, desenhei a metade direita de um vaso. Converti em seguida o stroke para curvas em Object > Path > Outline  Stroke.

 

2) Seleciono a forma criada e ativo Effect > 3D > Revolve. Ao ativar o preview do painel, já vejo o formato 3D aplicado. Rotacionei levemente o cubo do painel para exibir a parte superior do vaso. Adicionei também um pequeno valor em Perspective para corrigir o ângulo visual. Por fim, cliquei em Ok.

 

3) Dupliquei o layer. Para isso, basta clicar sobre a miniatura da imagem no painel Layers e arrastá-la sobre o ícone Create New Layer, localizado na parte inferior do painel Layers.

 


4) Posso aplicar qualquer coisa como gravura na superfície do vaso, tanto imagens como texturas ou ilustrações feitas no próprio Illustrator. Neste caso, utilizei algumas ilustrações existentes no painel Symbols do Illustrator. No Pop-up do painel Symbols, acionei em Open Library a bibliotecal Primitive. Escolhi três ilustrações e as arrastei para o meu arquivo. Em seguida, selecionei as três e as arrastei de uma só vez, novamente, para dentro do painel Symbols. Isso faz com que elas se tornem um único símbolo dentro do painel.

 


5) Selecionei a cópia do vaso no layer do topo, e ativei o painel Appearence. Nesse painel, clico sobre o ícone 3D Revolve para entrar na configuração 3D da ilustração. No painel, clico sobre o ícone Map Art, para entrar na visualização de mapeamento da ilustração. Clicando nas setinhas direcionais de Surface, eu navego por todas as partes renderizadas do objeto, que são mostradas abertas em forma de diagramas na janela do painel. Posso aplicar nesse painel as minhas informações que estão contidas dentro da biblioteca do painel Symbols, a qual tenho acesso pelo próprio painel Appearance. Escolhi a parte externa do vaso, apliquei a gravura e ativei o item Invisible Geometry. Isso faz com que o vaso desapareça e a gravura permaneça exatamente da mesma forma como foi aplicada no mapa.  

6) Agora, tenho dois layers nos quais um contém o vaso sem gravura e o outro exibe somente a gravura. Exportei o arquivo para o Photoshop.

 

7) Abri o arquivo  no Photoshop e dupliquei o layer da gravura. Ao abrir um arquivo exportado do Illustrator, é normal que a tela de pintura fique colada nas laterais da imagem, mas mantenha a imagem desta forma até teminar o procedimento da aplicação do filtro a seguir. Com a cópia deste layer ativado, fui em Image > Adjustments > Desaturate para tirar a cor da gravura e, em seguida, apliquei sobre esta imagem o Filter > Stylize > Emboss para ganhar volume nos detalhes da gravura. 

 

8) O filtro Glass é um filtro de distorção que cria distorções semelhantes às ranhuras ou lentes de vidros sobre a superfície de uma imagem. O filtro já possui algumas opções de distorções pré-definidas. Porém, é possível criar e salvar um mapa de distorção personalizado para o filtro. A minha intenção é fazer com que a gravura fique talhada na superfície do vaso. Então, escondi todas as outras visualizações dos layers, exceto a da gravura, e dei um Save As no arquivo com outro nome, conservando a extenção PSD. Este irá ser o meu mapa de distorção.

 


9) Agora, ativei e o layer do vaso e, em Filter > Distort > Glass. No Pop-up do painel ao lado das opções de texturas, ativei Load Texture para habilitar o arquivo PSD da gravura que salvei anteriormente.

 

10) Ao selecionar o arquivo, já se pode notar a distorção acontecendo na superfície do vaso pelo Preview do painel. Pode se conseguir um volume mais saliente ou não, bastando fazer os ajustes pelas opções de sliders do painel. Neste caso, não é recomendável alterar o valor de Scaling, pois um valor maior ou menor do que 100% que já está configurado no painel fará com que o efeito da distorção não ocorra no local desejado.

 

É isso aí! Aguarde a segunda parte deste tutorial!

Getulino Pacheco.


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  1. carlos disse:

    Grande Get.
    Antes no 3D levava uma surra comprei o DVD e agora só olhando este tutorial consegui chegar a um resultado satisfatório.

    Valeu.

  2. Anderson Rosa disse:

    Get, eu acho que estou vacilando, não consegui encontrar "Filter > Distort, acionei a opção Glass", help...

  3. Jean-Frédéric Pluvinage disse:

    Olá Anderson!
    O atalho é FILTER > DISTORT > GLASS.
    O Glass é uma subopção dos vários filtros de distorção agrupados em Distort.

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