PhotoPro - Grupo Profissional de Photoshop
CADÊ O ALÊ
Como fazer uma foto panorâmica

Como fazer uma foto panorâmica

28. May. 2012

Veja como fazer uma foto panorâmica utilizando o Adobe Bridge e o Photoshop!

Lentes grande angulares dão efeitos muito interessantes ao fotografar paisagens ou ambientes. Porém, nem sempre temos uma a disposição. Então, uma maneira bem legal de simular essa lente é fazendo uma foto panorâmica. Essa técnica também é muito interessante para conseguir uma foto de tamanho maior do que a câmera pode captar.

Para fazer uma foto panoramica, definimos o local a ser fotografado e clicamos a foto por partes, seguindo uma sequência. Cada foto dessa sequência deve captar cerca de um terço da área da foto anterior.




Antes de juntar as fotos captadas, vou primeiro fazer uma breve correção nas cores, pois a areia está bem escura e as cores não me agradaram muito. Minhas fotos estão em RAW, então vou selecionar todas pelo Adobe Bridge e abrí-las no Adobe Camera Raw.



Lembrando que minhas fotos foram feitas com a mesma fotometria, ou seja, mesma abertura, velocidade e ISO. Então, todas as alterações que eu fizer em uma, terei que fazer igual nas outras. Posso fazer isso de duas maneiras: uma opção é selecionar todas as imagens na parte lateral esquerda do ACR e editar na primeira imagem, a outra opção é editar uma única foto e sincronizar todas depois. Mas, para ser mais ágil, selecionarei todas. Dessa forma, as alterações feitas na primeira, também serão aplicadas nas outras.








Resultado de uma das imagens com as correções.

Com os ajustes feitos, clico em Done, pois não quero carregá-las no Photoshop agora, e sim apenas salvar essas correções nos arquivos em RAW. Volto ao Adobe Bridge, seleciono novamente todas as minhas fotos, e vou no menu Tools > Photoshop > Photomerge.



A janela abaixo aparecerá, deixarei em Auto mesmo, e clicarei em OK. O Photoshop vai automaticamente buscar os pixels similares nas imagens em sequência e mesclá-las.



Nem sempre teremos resultados perfeitos. E, algumas vezes, o resultado será similar ao da imagem abaixo.



Quando essas "faixas" aparecerem, basta selecionar todas as layers e ir no comando Edit > Auto-Blend Layers e escolher a opção Panorama.







Podemos ver que meu espaço não está totalmente preenchido. Eu poderia simplesmente dar um Crop cortando as sobras. Porém, minha imagem ficaria menor ainda usando o Content-Aware, um recurso disponível a partir da versão CS5. Com ele, posso criar informações onde não há. Para isso, seleciono uma área que contenha um pedacinho do que eu quero. Posso fazer isso ao selecionar toda a minha imagem (clicando nela no thumbnail do layer no painel Layers com o Ctrl pressionado) e, depois, vou em Select > Modify > Contract (na minha imagem, coloquei o valor 60) e inverto a seleção.



 Depois, vou no menu Edit > Fill > Content-Aware.



E, tcharam! O Photoshop buscou áreas similares e recriou informações para preencher as áreas vazias!


Então, para finalizar, corrigi algumas sujeirinhas com o Patch Tool. Por meio do Curves, realcei algumas cores, como o amarelo (diminuindo o azul) e o vermelho, e também dei uma leve clareada.



Por fim, apliquei um Crop para visualizar melhor:


Espero que tenham gostado!

Abaixo, mais alguns exemplos.

Dica: Ao fotografar na vertical, podemos ter uma imagem um pouco mais ampla. Podemos verificar essa diferença entre a foto do tutorial e os dois primeiros exemplos abaixo, em comparação com os dois últimos.










Um forte abraço e até a próxima!

Erica DalBello






  1. Rodrigo disse:

    Muito bom! tentarei seguir o passo a passo para ver se consigo chegar em algo semelhante! Obrigado pela dica!

  2. bruno bask disse:

    Loco! :) Os Exemplos são animadores pra tentam fazer!

  3. Sergio Luiz Filho disse:

    Hoje , o iPhone 4S e iPhone 5 , faz tudo isso automaticamente ...

    Para quem não tem .....fica aí uma ótima dica !!
    Parabéns

  4. Rinaldo disse:

    Existem acessórios alternativos para fotos panorâmicas, já que os originais são muito caros. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-466590404-cabeca-panormica-p-fotografias-360-_JM

  5. Neno disse:

    Bem interessante! Tambem recomendo um video do pessoal do SSF, onde explicam de forma um pouco diferente como fazer esse tipo de fotografia!

    http://www.sanguesuorefoto.com/2013/05/01/ssf-tutorial-fazendo-panoramicas-no-photoshop/

Deixe um comentário

AGENDA CURSOS
PhotoshopMais

Data: 27 de setembro de 2014
Local: Grand Hotel Royal - Sorocaba/SP

Livro Photoshop, DVD Photoshop, DVD Lightroom, DVD Illustrator
Eizo Monitores
PODCAST VER TODOS
Conheça a família Photoshop com Alexandre Keese
18. Jul. 2014
Assista já!
Edição e criação de Script para otimizar tarefas usando o InDesign
10. Jun. 2014
Assista já!
Criando uma interação para iPad com InDesign
23. May. 2014
Assista já!
Criando um Mockup Digital com a dupla Illustrator e Photoshop
15. May. 2014
Assista já!
Converter fotos em preto e branco no Lightroom
09. May. 2014
Assista já!

FIQUE LIGADO!
DIRETO DO BLOG DO ALÊ

Vetorizando uma imagem usando o efeito Mosaic do Illustrator

01. Aug. 2014

Um efeito simples pode ser aplicado em uma imagem no Illustrator ao vetorizar através do processo Creat Object Mosaic. Confira como:

Ocultando painéis no Lightroom

30. Jul. 2014

A dica do Grupo PhotoPro de hoje é sobre Lightroom. Aprenda como ocultar painéis que não estão sendo usados para agilizar o workflow

Foto em preto e branco com Gradient Map no Photoshop

28. Jul. 2014

Confira no tutorial de hoje recursos interessantes para transformar uma foto em preto e branco, com o uso do Gradient Map no Photoshop

CONTATO

Endereço: Rua Madre Maria Basília, 237 - Centro
Cep 13300-003
Itu / SP
Telefone: (11) 4013-7979

Email: info@photopro.com.br

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes.