PhotoPro Cursos Online

O que é a Regra dos Terços na Fotografia?

A regra dos terços é uma teoria utilizada na hora de compor uma imagem. Se caracteriza em dividir uma imagem em duas linhas horizontais e duas linhas verticais, em que os 4 pontos de interseção dessas 4 linhas são os pontos onde os nossos olhos têm maior atenção. Em alguns casos, manter o assunto principal da foto em algum desses pontos chamará mais a atenção, ou seja, um assunto centralizado não significa uma foto mais equilibrada.

As câmeras fotográficas e celulares de hoje em dia já vêm com essas linhas no visor para ajudar na hora do clique. Porém, nem sempre temos tempo para observar esse detalhe precisamente, ou para ativar esse gride. Então, para nos auxiliar, aplicativos como o Lightroom ou o Photoshop, vem com esses grides pré-definidos:

 

 

Seguindo essa dica, ao fotografar horizontes o interessante é manter um terço da imagem com um assunto, e dois terços com outro. Quando o céu for impactante, chamativo, recomendo priorizar pelo céu.

 

Outro fator importante: seguir a direção do olhar. Nas fotos abaixo, o assunto está seguindo uma direção, ou seja, nosso olho também seguirá essa direção, deixando o espaço oposto em segundo plano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curtiu? Não se esqueça de clicar no like aí embaixo!

Confira nossas outras dicas de fotografia gratuitas!

Quer seguir carreira profissional com fotografia? Conheça nossos cursos de fotografia, super didáticos e práticos!

photopro-fotografia

Grande abraço!

Erica DalBello

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail