PhotoPro Cursos Online

O que é o Método Brenizer?

 

O Método Brenizer é uma técnica que desafia as regras da fotografia: possibilita resultar uma imagem com baixa profundidade de campo, porém com dimensão de uma lente grande angular.

Como funciona o Método Brenizer?

Ao fotografar um modelo num cenário, quanto maior a distância focal e maior a abertura da lente, mais desfocado será o fundo. Porém, e se eu quiser essa mesma baixa profundidade de campo, mas com um maior campo de visão?

Mesmo usando uma lente grande angular 10mm por exemplo, com f 2.8, não conseguiríamos esse resultado.

Distância focal 200mm, f 2.8

O fotógrafo Ryan Brenizer, com base na técnica para fazer fotos panorâmicas, criou o que posteriormente se tornou conhecido como Método Brenizer, produzindo fotos com baixa profundidade de campo, porém com aspecto de lentes grande angulares.

O amplo desfoque do fundo em relação aos assuntos fotografados proporciona uma atenção ainda maior nos mesmos.

Para produzir uma foto seguindo esse método é preciso:

  • 1 tripé
  • 1 cabeça de tripé para fotos panorâmicas
  • 1 câmera DSLR
  • 1 lente tele e clara (exemplos: 70-200mm f2.8, 85mm f1.8, 105mm 2.8, 300mm f4)
  • 1 disparador

 

 

making off da foto, observe a distância da câmera em relação a modelo

 

Como fazer?

Você deverá definir a cena a ser fotografada, determinando onde a foto começará e onde terminará em todos os lados do quadro. Então começaremos a fotografar essa cena em partes, como numa foto panorâmica. A única diferença é que serão diversas fotos, tanto na horizontal, quanto na vertical, podendo variar de 10 a 100 fotos, dependendo do tamanho da cena, do objetivo final, tamanho desejado. Na foto abaixo nós usamos 80 imagens.

 

brenizer

Primeiro passo: comece pelo assunto. Defina a maior abertura possível de sua lente, o menor ISO e maior distância focal, foque no seu assunto e faça uma foto. Na foto abaixo, usamos uma lente 70-200mm, com a distância focal em 200mm e abertura 2.8. Lembre-se nesse momento de desativar o foco automático caso o tenha usado no primeiro clique. Agora, comece a fotografar como uma foto panorâmica: cada foto na sequência deverá conter pelo menos 1/3 da foto anterior.

Dica: nesse momento, um tripé com cabeça panorâmica facilita muito o trabalho, pois além de evitar problemas de paralaxe, podemos ir medindo os graus conforme vamos fotografando.

 

Fotos tiradas. E agora?

 

 

Para fazer a união dessas imagens, utilizei o Photomerge, recurso do Photoshop para unir fotos como as panorâmicas. Veja como unir essas fotos aqui.

Importante lembrar que: quanto maior o número de fotos, mais pesado o arquivo final. Alguns fotógrafos recomendam fotografar em JPG para ter mais agilidade e não precisar ficar convertendo depois. Eu particularmente fotografo TUDO em RAW, primeiro para não correr o risco de esquecer de mudar a configuração da câmera posteriormente. Segundo, caso minhas fotos precisem de alguma correção de balanço de branco ou exposição, eu terei maior flexibilidade de edição.

Utilizando programas como o Lightroom ou o Camera Raw, essa edição é muito simples. Basta editar uma única imagem e sincronizar a edição com as demais. (Veja aqui como sincronizar edições no Lightroom ou como editar várias fotos de uma só vez no ACR).

Então exportamos todas as fotos para o formato JPG. No caso da foto abaixo, eu exportei os arquivos para altura máxima de 1500px, e meu arquivo final ficou com 10.000 x 4.000 pixels, ou 88 x 35 cm em 300dpi (123mb), tamanho mais que suficiente para o objetivo da foto – este tutorial – e ainda posso imprimí-la em um tamanho bem interessante!

É claro que nem sempre a foto ficará perfeita logo de cara, podem faltar pedaços, sobrar outros. Então cortaremos excessos e podemos recuperar lacunas através de recursos como o Content Aware Fill, que foi o que eu fiz na foto abaixo, e posteriormente tirei imperfeições e trabalhei as cores e contraste no Camera Raw Filter:

 

Resultado após união com Photomerge

 

método brenizer

(clique aqui para ver a foto em tamanho maior)

método brenizer

Essas duas fotos foram produzidas em parceria com o fotógrafo Fernando Henrique (Efe).

Modelo: Sara Guarnieri

E aí, curtiu? Então corre curtir nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

Forte abraço e até mais! =D

Erica DalBello

 

Confira nossas outras dicas de fotografia gratuitas!

Quer seguir carreira profissional com fotografia? Conheça nossos cursos de fotografia, super didáticos e práticos!

photopro-fotografia

 

 

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail