PhotoPro Cursos Online

Foto preto e branco – Photoshop

Muitos usuários de Photoshop, quando vão criar uma imagem P&B, simplesmente utilizam o modo de cor Grayscale. Mas, fazendo isso, você pode acabar destruindo sua imagem, em vez de obter o efeito que deseja. Por isso, o Photoshop possui um recurso excepcional que converte imagens coloridas para preto e branco chamado Black & White. Vejam, em poucos passos, como podemos chegar a resultados surpreendentes. 

As imagens a seguir mostram a diferença entre os dois recursos.


Passo 1
Com a imagem aberta, acesse o painel Ajustments e, pelo menu Window > Adjustments, selecione o comando chamado Black & White (no CS3, nós podemos encontrar o mesmo comando pelo menu Layer > New Adjustment Layer > Black & White). Você pode pensar em ir direto para o comando Black & White, em Image > Adjustments, mas isso seria um processo destrutivo. 


Passo 2
Note quantos comandos e opções temos. Uma dica legal é sempre começar pressionando o Auto pois, na maioria das vezes, ele fará um trabalho bom. Você pode também tentar os presets. Mas, para esta imagem, não foi o caso. Note que perdemos os detalhes das árvores do fundo, e as flores amarelas sumiram. Então, vamos trabalhar mais um pouco para melhorar o resultado final de nosso P&B.



Passo 3
Vamos começar a interagir com a imagem utilizando os comandos  de ajuste de cores. Basta clicar nos sliders referentes às cores que deseja editar. Para ficar mais divertido e intuitivo, ative a opção Target tool e interaja diretamente na imagem.


A  parte de conversão para P&B vai até este ponto. A seguir, vamos incrementar a nossa imagem.

Passo 4
Para dar um ar meio romântico à foto, crie um layer achatado em cima dos demais. Para isso, utilize uma tecla de atalho famosamente chamada “TUDO+E”, que seria Shift+Cmd+Alt+E (PC: Shift+Ctrl+Alt+E).


Passo 5
Para aplicar um desfoque na imagem, entre no menu Filter > Blur > Gaussian Blur. Para esta imagem, utilizei um valor de 9. Dê OK. Esse valor não é uma regra, pois cada imagem é diferente, e cada causo torna-se um caso em particular. O tamanho da imagem pode variar e, nesse caso, o valor do Radius deverá ser mais alto.
Passo 6
No painel de Layers, mude o Blend mode desse layer de Normal para Soft Light. Se você achar que o efeito ficou forte, brinque um pouco com a opacidade.


Passo 7
Para finalizar a imagem, nada como uma velha e boa vinheta. Vá ao menu Filter  > Lens Corretion e, na caixa de diálogo do filtro escolha a aba Custom, em Vignette, altere o valor de Amount para -84 e, em Midpoint, para +26. Dê OK.
Equipe Grupo Photopro

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail