PhotoPro Cursos Online

Criando a imagem de um fóssil com o Mapa de Profundidade 3D do Photoshop

Alguns dos muitos recursos do Photoshop ainda não são conhecidos ou explorados pelos usuários criativos do aplicativo. Um exemplo é o recurso de Mapa de Profundidade contido nas opções 3D do Photoshop. Parece ser um recurso não muito preciso, que consiste em criar volumes sobre uma superfície utilizando como mapa de distorção tons de cinza. Porém, se aplicado em um motivo certo, pode-se conseguir efeitos interessantes, como o mostrado neste tutorial em que criei um fóssil estampado na superfície de uma rocha.

1) No Photoshop, abra um novo arquivo no modo RGB em um formato retangular. Providencie o desenho de um esqueleto qualquer que ache interessante para fazer o fóssil. No nosso caso, escolhi a espinha de um peixe. Preencha todo o desenho com um 50% de cinza. O desenho deverá estar em um Layer transparente e em um novo Layer abaixo preencha com branco.

fossil-1

2) Aplique o filtro de desfoque Gaussian Blur sobre o desenho. Use um valor de 10 Pixels e aplique uma opacidade de 15%.

fossil-2

3) Achate o layer do desenho com o layer do fundo branco. Em seguida, no painel 3D, ative a opção Mesh From Depht Map que é o Mapa de Profundidade. Clique no botão Create e o efeito já será aplicado.

_fossil-3

4) No Painel Layers, abaixo do ícone da figura 3D surge uma lista das aplicações do efeito. Clique duas vezes sobre o item abaixo do Mapa de Profundidade que vai abrir um novo arquivo exibindo a estrutura do peixe e o fundo sem a aplicação da malha de profundidade.

fossil-4

5) Neste novo arquivo, providencie a textura de uma rocha para aplicá-lo sobre toda a superfície do desenho.

fossil-5

6) Salve e feche este arquivo e volte para o arquivo 3D. Veja que agora a textura da rocha foi inserida na malha.

fossil-6

7) Agora é só clicar no ícone Render no Painel 3D e esperar a renderização da imagem.

Por Getulino Pacheco.

fossil-7

26/04/2017

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail