PhotoPro Cursos Online

Atalho para repetir transformação de imagens Photoshop

Em nossos projetos de ilustração digital, costumamos perder tempo desnecessário reposicionando, transformando, rotacionando e escalonando objetos manualmente. Em muitos casos, esses trabalhos poderiam ser otimizados com simples teclas de atalho que automatizam as diversas alterações consecutivas que precisam ser feitas.

Portanto, chega de ir copiando as imagens uma a uma para alterá-las manualmente! Vamos desvendar passo a passo novos recursos para transformar imagens com mais rapidez!

1) Primeiro, abra um arquivo novo no Photoshop. Crie o objeto que será repetido em um layer separado. Em nosso exemplo, criamos uma pincelada vermelha. Após isso, selecione o objeto e pressione as teclas de atalho Cmd+Option+T (Mac) / Ctrl+Option+T (PC) para fazer uma cópia dele. Aperte o Shift, clique na cópia do objeto e arraste-o para um lado.

2) Após copiar o objeto, tudo fica bem mais simples! Com o objeto original ainda selecionado, use a tecla de comando TUDO+T, ou seja, Cmd+Option+Shift+T (Mac) / Ctrl+Alt+Shift+T (PC). Assim, um terceiro objeto, que é mais uma cópia do original, será criado. E o melhor de tudo: a distância entre o segundo e o terceiro objeto será automaticamente a mesma distância entre o primeiro e segundo objeto.

3) Você pode repetir 

esse atalho quantas vezes quiser, e novas cópias serão criadas, sempre separadas pela mesma distância.

4) Se você optar por apenas mover o objeto que você copiou no passo 1, simplesmente selecione o layer da primeira cópia e use o atalho Cmd+Shift+T (Mac) / Ctrl+Shift+T (PC). Dessa forma, a cópia irá se mover com a mesma distância que você determinou no início, mas sem criar cópias adicionais.

5) Simples não é? Mas tem mais! Você pode repetir o movimento de rotação de um objeto também. Veja como é simples: selecione seu objeto original e use as teclas de atalho 

Cmd+Option+T (Mac) / Ctrl+Option+T (PC). Mas, desta vez, não arraste ainda a cópia do objeto. Vá no painel de controle e escolha uma âncora. Seu objeto irá rotacionar tendo como base esse novo ponto.

6) Agora, com a seta no ângulo oposto ao da âncora, arraste a cópia do objeto. Ela irá rotacionar, mas mantendo sua base na âncora escolhida. Use repetidamente o 
Cmd+Option+Shift+T (Mac) / Ctrl+Alt+Shift+T (PC) para criar um círculo composto por cópias do seu objeto.

7) Por fim, se você, copiar um objeto com o 

Cmd+Option+T (Mac) / Ctrl+Option+T (PC) e mudar o tamanho da cópia, toda cópia seguinte irá ter essa mudança de tamanho aplicada, tornando-se cada vez menor ou maior que o objeto anterior.

Curtiu? Nosso fera da ilustração digital, Getulino Pacheco, mostrou em seu tutorial Criando um fractal no Photoshop como ele esses atalhos interessantes para criar uma arte baseada em fractais de folhas. Confira!

10/05/2012

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes.
Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail