PhotoPro Cursos Online

5 dicas essenciais para ser um fotógrafo mais eficiente!

Hoje no Grupo PhotoPro, nossa instrutora e fotógrafa Erica Dal Bello apresenta 5 dicas essenciais para ser um fotógrafo mais eficiente! São detalhes simples, mas se seguidos frequentemente podem fazer total diferença no ramo fotográfico, pois a busca pela otimização e crescimento profissional está presente no dia a dia de quem deseja se destacar no mercado.

5 dicas essenciais para ser um fotógrafo mais eficiente!

1 – Planejamento

Um bom planejamento é uma das chaves essenciais para um trabalho bem realizado. A falta dele é uma das principais causas de falhas ou de não atingir o resultado esperado. Por isso, no planejamento definimos alguns importantes fatores:

a) Iluminação: Dentro do planejamento, definiremos qual luz será utilizada: o sol? Então para isso serão necessários rebatedores ou tendas? Qual o horário da foto? Cuidado com fotos externas em horários de sol forte: nesses casos, um guarda-sol ou mesmo rebatedores grandes podem ajudar para evitar essa luz dura. No caso da fotografia externa, também é bom ficar de olho na previsão do tempo para não correr o risco de perder a data. Afinal, tempo é dinheiro, não é mesmo? (Aproveite para conferir também 5 dicas de luz natural)

Veja os exemplos abaixo. O único horário disponível era o de sol bem forte, porém o cenário era indispensável aos noivos. Utilizamos um toldo para suavizar a luz dura.

5 dicas essenciais para ser um fotógrafo mais eficiente
Making Of e foto final: toldo suavizando a luz do sol das 11 horas.

No segundo e terceiro exemplos, além do toldo, utilizamos também um rebatedor dourado para inserir uma luz vinda de baixo:

5 dicas essenciais para ser um fotógrafo mais eficiente
Making Of
5 dicas essenciais para ser um fotógrafo mais eficiente
Foto Final

 

 

5-dicas-fotografo-eficiente-03a
Making Of
5 dicas essenciais para ser um fotógrafo mais eficiente
Foto Final

No caso do estúdio, planejar a iluminação também é tão importante quanto: tenha sempre em mente as luzes a utilizar, os fundos, e já deixe o modelo de luz mais complexo montado para quando o cliente chegar. Isso agiliza e facilita muito o fluxo das fotos, principalmente quando houver um grande número de ensaios em sequência. Não tenha vergonha de ter esses esquemas de luz desenhados num papel ou no celular. Segue uma dica: no site Strobox (http://strobox.com/create) é possível desenhar esses modelos de iluminação, contando com desenhos de inúmeros modificadores de luz.

5-dicas-fotografo-eficiente-02c

b) Poses: no caso de ensaios, tenha em vista quais poses fará com os clientes, pois lembre-se: pessoas comuns não são modelos! Com modelos experientes, fotografar fica muito simples, pois eles já têm as poses na cabeça e vão mudando sem a necessidade do fotógrafo os dirigir. Porém, quando lidamos com pessoas normais (como o empresário que vai tirar uma foto profissional ou o pai que fará um ensaio com a mulher grávida), é importante saber fazer as poses também para orientar o cliente, e assim ir dirigindo-o. Aqui também é válida uma “cola” caso necessário, com diversas fotos em diversas poses.

5 dicas essenciais para ser um fotógrafo mais eficiente; dicas de poses

5-dicas-fotografo-eficiente-21 5-dicas-fotografo-eficiente-22


2 – Briefing 

O briefing com o cliente é altamente importante, pois é onde discutiremos seus gostos, suas ideias, suas preferências. Nesta hora, tenha referências para mostrar ao cliente, sejam fotos suas ou de outros fotógrafos, e assim ir sentindo e descobrindo o que o cliente deseja. E o briefing é importante não apenas para ensaios, mas para eventos também. Atualmente, uma tendência para casamentos é o fotojornalismo, ou seja, muitos noivos têm dado preferência para fotos espontâneas a fotos posadas. Claro que isso não vale para todos, portanto é importante sempre saber o que seu cliente espera de você. É fundamental que o fotógrafo adquira o costume de ter um contato completo e detalhado para todas as ocasiões, que prevejam as situações que podem ocorrer. Ter tudo documentado protege não só você como o próprio cliente.

5-dicas-fotografo-eficiente-24

 

5-dicas-fotografo-eficiente-25

 

3 – Referências e tendências

Ter referências e ficar de olho nas tendências é fundamental.

Por um lado, saber a técnica é essencial na vida dos fotógrafos. Porém, o que definirá seu estilo, sua identidade, será toda a bagagem cultural que você leva. Como disse Ansel Adams: “Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, as músicas que ouvimos, as pessoas que amamos.” Pensando nisso, é importantíssimo ter o hábito da leitura, não apenas de literatura técnica, mas de todos os assuntos possíveis. Cinema, teatro, são fundamentais! Até mesmo as novelas atuais têm trazido excelentes referências em cores, enquadramentos e direção de fotografia. Estudar história da arte também agrega amplamente. Um exercício muito bacana para estudo é observar obras de arte com retratos e tentar reproduzi-las em fotografia, treinando assim sua percepção de iluminação e composição.

Participar de palestras e congressos amplia nosso networking. Eu indico os workshops do Grupo PhotoPro (www.photpro.com.br/workshop) e o Photoshop Conference, maior evento de Photoshop da América Latina (www.photoshopconference.com.br).

 

5-dicas-fotografo-eficiente-30

 

4 – Organização 



Ser organizado é um item obrigatório, tanto com seus equipamentos, como principalmente com suas fotografias.

a) Equipamentos: o pior inimigo das lentes é não utilizá-las! Isso mesmo: deixar lentes guardadas pode acumular umidade e gerar fungos, prejudicando-as totalmente. Tenha sempre um local arejado para guardá-los, e habitue-se a sempre fazer isso ao voltar dos trabalhos. Carregar as baterias e pilhas logo ao voltar do evento também ajuda muito e evita problemas. Atenção para seus cartões de memória e HDs, que precisam estar sempre em pleno funcionamento par evitar situações desagradáveis. O backup precisa estar sempre em dia!

 

5-dicas-fotografo-eficiente-40

 

b) Fotografias: com o digital, o número de fotos clicadas acaba sendo exponencialmente maior, tanto pela facilidade quanto pela segurança. Por exemplo, durante eventos com movimento, utilizar o disparo contínuo para garantir que ninguém saia piscando é uma boa possibilidade. Com isso, surge a necessidade de um bom gerenciamento desses arquivos, para que seja possível facilmente visualizar as fotos, selecionar as favoritas e poder filtrar entre as melhores e tudo isso de forma prática. Para isso, foram desenvolvidos aplicativos pensando nesses problemas, como o Adobe Bridge e o Adobe Lightroom. Ambos proporcionam prática organização e visualização das imagens, sejam elas arquivos RAW, PSD ou JPG.

5 – Lightroom 

O Photoshop é um aplicativo fantástico e essencial. Porém, ele é muito amplo em recursos, o que acaba assustando muitos fotógrafos. É muito comum conhecer fotógrafos que gostam apenas de fotografar e deixam outras pessoas responsáveis pelo tratamento.

Neste ponto, além da organização, aplicativos como o Lightroom e o Camera Raw chegam pra facilitar esse trabalho. Através de ajustes não destrutivos, proporcionam um fluxo de tratamento muito mais ágil e prático, deixando o Photoshop apenas para ocasiões específicas, como uma montagem, uma arte de capa, ou um tratamento de pele capa de revista. Ajustes e correções como exposição, contraste, cores, nível do horizonte, por exemplo, ficam muito mais práticos e fáceis através desses aplicativos.

Sendo assim, afirmo que o Lightroom é um aplicativo fundamental para o fotógrafo nas mais diversas etapas do fluxo de trabalho, como na organização, tratamento e sincronismo. O Lightroom salva a vida do fotógrafo!

Veja o exemplo abaixo: durante um ensaio em estúdio, fiz correções de balanço de branco, contraste, exposição, cores e até inseri uma vinheta. E tudo isso foi aplicado numa única foto e compartilhado com as restantes. Esta é a prova do poder de fogo do Lightroom!

No exemplo abaixo, tenho apenas 4 fotos com a mesma condição de luz, porém normalmente podemos ter dezenas, ou mesmo centenas de fotografias.

5-dicas-fotografo-eficiente-51

 

Imagem 2: Seleciono minha foto base com Color Checker, para utilizar o cinza médio na correção do balanço de brancos.

5-dicas-fotografo-eficiente-52

 

Imagem 3: Corrigi o balanço de branco (perceba como a foto estava amarelada), aumentei o contraste, trabalhei altas luzes, sombras, cores e inseri uma leve vinheta.

5-dicas-fotografo-eficiente-53

 

Imagem 4: Com minha foto base editada, basta selecionar as restantes e sincronizar esta edição.

5 dicas essenciais para ser um fotógrafo mais eficiente

 

 

Pronto! Não é fantástico poder editar centenas de imagens de uma única vez?

5-dicas-fotografo-eficiente-55

 

 

Curtiu essas 5 dicas essenciais para ser um fotógrafo mais eficiente? Então fique de olho no Grupo PhotoPro, que em breve teremos mais dicas! E não deixe de conferir nossas dicas de fotografia.

Um grande abraço e até a próxima!

Erica Dal Bello

 

 

Participe do Photoshop Conference

O Photoshop Conference é considerado o maior momento de Photoshop no ano e acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de maio no Teatro Shopping Iguatemi, em Campinas. O evento mantém características aprovadas todo ano pelos participantes. Um deles é o debate do Photoshop enquanto negócio, promovido dentro do Photoshop Business Meeting.


Conhecido por revelar talentos, o Adrenalina Pura terá uma nova edição no Photoshop Conference 2017. O Espaço de Exposição também estará presente, com importantes players da área de fotografia e design mostrando produtos e soluções para facilitar a vida do profissional de imagem.

O Photoshop Conference é promovido pelo Grupo PhotoPro, com realização da APS Feiras & Eventos. A iniciativa tem patrocínio da Canon, Wacom e Adobe. Os apoiadores do Photoshop Conference são: Amarelo Criativo, Azael bild, Chief of Design, ClubedoDesign.com, Creative Pro, ESAMC, Design Cafeínado, Grupo Luz, Luciano Araújo, Publicitários Criativos, PhotoPocket e Professor Anderson – Cursos & Treinamentos.

Informações em: www.photoshopconference.com.br

 

13/03/2017

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail