PhotoPro Cursos Online

Entrevista Photoshop Conference 2017 – Lucas Rosa

Lucas Rosa é um expert quando o assunto é tratamento profissional de imagens. Seu trabalho é reconhecido pelo mercado pela alta qualidade. E toda a avançada técnica será apresentada no Photoshop Conference, o maior evento de Photoshop da América Latina, no dias 22, 23 e 24 de maio no Teatro Shopping Iguatemi, em Campinas.

Serão duas palestras ministradas por Lucas Rosa. A primeira será no dia 23, às 14h15, tratando de “Luminosidade x Cores”. A segunda será no dia 24, também às 14h15, desta vez com o tema “Encontrando a nitidez ideal do teu arquivo”.

Confira a entrevista do Grupo PhotoPro com Lucas, com opiniões sobre o mercado atual, as revoluções trazidas pelas redes sociais e marketing digital, dentre outros temas:
PSC17-LucasRosa

Qual a importância de um evento como Photoshop Conference para o mercado?

Em tempos de internet selvagem, sem filtros, onde tudo está disponível – em qualquer lugar, de qualquer maneira, por qualquer pessoa – é preciso ter cuidado. A internet viralizou o conteúdo, e nem sempre conteúdo com qualidade, fundamento e relevância.

Um profissional tem que se destacar pela qualidade e relevância do seu conhecimento e talento. Sem conhecimento, não há sustentação para o trabalho.

Aí está a importância de um evento que respira fotografia e tratamento de imagens. É uma oportunidade ímpar para encontrar profissionais e colegas de profissão, compartilhar informações, discutir e principalmente sair da zona de conforto para se destacar. Explorar o Photoshop com interação, praticidade, investindo o seu tempo em busca de uma educação visual, técnica, artística e prática.

 

Vivemos em um mercado competitivo. Como o profissional consegue se destacar pela qualidade de seus trabalhos?

Pela qualidade criativa e técnica de seus trabalhos. Como disse na pergunta anterior, um profissional tem que se destacar pela qualidade e relevância do seu conhecimento e talento. Sem conhecimento, não há sustentação para o trabalho.

Qual é a sua visão do atual mercado brasileiro de design e o que você espera deste mercado para 2017?

É um mercado horizontal. Infinito. Recheado de demandas, entusiastas e nichos de atuação. Funciona basicamente como uma pirâmide. Na base, uma facilidade enorme de atuação, mercado, oportunidades e concorrência. Consequentemente uma prostituição natural em disputa e valores. E no topo, nichos específicos de atuação, ao meu ver um mercado com menos oportunidades, porém muito mais vantajoso.

A ideia é buscar sempre o topo.

entrevista_LucasRosa_01Como aproveitar as oportunidades do marketing digital para expandir a atuação dentro do mercado?

Vivemos a “Era da Busca”. E dentro desta metodologia, não apenas consumimos conteúdo, mas principalmente compartilhamos conteúdo. No marketing tradicional as ações aconteciam no sentido da empresa para o consumidor. No marketing digital, as ações invertem. O consumidor busca a empresa.

O consumidor está no controle. Deixamos de ser espectadores e passamos a ser

Desta forma, a melhor maneira de encontrar o teu consumidor, é ser encontrado por ele. Atualmente, só não é encontrado do que não está disponível.

Como o Photoshop entrou na sua vida e qual a importância do aplicativo no seu fluxo de trabalho?

Devo muito ao Photoshop, como todos os usuários que começam a usá-lo pela primeira vez. O Photoshop é minha ferramenta de criação numa época que estamos cada vez mais dependentes do digital.

Cresci vendo o Photoshop dominar não apenas um, mas vários mercados ao mesmo tempo. Conheço veteranos que não suportam trabalhar em PCs com o programa do balão.

Tenho página de trabalho que é minha atividade regular com seguidores do meu trabalho e é mantida utilizando o Photoshop.

Através do Photoshop abri portas para minha criação artística de imagens, trabalhei, compartilhei conteúdo, informações, obtive vantagens, lucros e aprendi muito, muito mesmo.

Qumcdonalds-combo-big-mac-expal a ferramenta que você considera fundamental no Photoshop?

Blends. Hoje é praticamente impossível executar qualquer trabalho de composição sem explorar e/ou utilizar os cálculos de mistura que o software oferece. “Blend if” é vida.

O que os participantes do Photoshop Conference pode esperar das suas palestras no evento?

Na primeira palestra vou falar como é importante segmentar nossa percepção em luz versus cor. Uma das formas como nosso cérebro obtém sentido e percepção de ordem do que vemos é separando naturalmente estas duas áreas.

Demonstrar minha linha de raciocínio e execução em trabalhar luzes e cores separadamente. Gerenciamento, espaços, extensões e como explorar o melhor que cada um destes caminhos oferece e uni-los no processo digital no momento da composição.

Na segunda, volto a falar sobre “Nitidez profissional” com uma abrangência muito mais prática do que teórica. De uma forma realmente profissional, iremos definir estratégias, discutir relação entre aumento de nitidez versus redução de ruídos, reconhecer em quais etapas do processo devemos aplicar o aumento de nitidez e as diferenças e melhores caminhos para executá-lo dentro do Photoshop.

lucas-rosaLucas Rosa

Com formação acadêmica na área de engenharia da computação, é especialista há mais de 9 anos em manipulação e pós-produção digital para publicidade. Dono de um olhar clínico e uma técnica apurada, seus trabalhos buscam o equilíbrio entre o real e o irreal para publicidade e editoriais, com riqueza em textura e detalhes que já lhe renderam diversas premiações e publicações no mercado criativo.

Desde quando começou a estudar pós-produção e manipulação de imagens, aprendeu que compartilhar é a melhor maneira de se buscar conhecimento, e nesta linha, ajustou tua prática e metodologia para compartilhar tudo o que um dia aprendeu.

Atualmente, gerencia o escritório com base em São Paulo. Entre seus clientes estão multinacionais e marcas consagradas como Sadia, Nestlé, Unilever, Coca-Cola, McDonalds, Burger King, Bauducco, Kibon, Ambev, Pão de Açúcar, Boticário,, Philip Morris, entre outras.

O Photoshop Conference

Considerado o maior momento de Photoshop no ano, o Photoshop Conference acontece nos dias 22, 23 e 24 de maio no Teatro Shopping Iguatemi, em Campinas. O evento mantém características aprovadas todo ano pelos participantes. Um deles é o debate do Photoshop enquanto negócio, promovido dentro do Photoshop Business Meeting.

Conhecido por revelar talentos, o Adrenalina Pura terá uma nova edição no Photoshop Conference 2017. O Espaço de Exposição também estará presente, com importantes players da área de fotografia e design mostrando produtos e soluções para facilitar a vida do profissional de imagem.

O Photoshop Conference é promovido pelo Grupo PhotoPro, com realização da APS Feiras & Eventos. A iniciativa tem patrocínio da Canon e Adobe. Os apoiadores do Photoshop Conference são: Amarelo Criativo, Azael bild, Chief of Design, ClubedoDesign.com, Creative Pro, Design Cafeínado, Grupo Luz, Luciano Araújo, Publicitários Criativos, PhotoPocket e Professor Anderson – Cursos & Treinamentos.

Informações em: www.photoshopconference.com.br.

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail