PhotoPro

Entrevista com Brasilio Wille sobre a arte fotográfica

Brasilio Wille, fotógrafo profissional e consultor em iluminação de fotografia e montagem de estúdio, realizou, junto com Alexandre Keese, diversas palestras no Photoshop Conference 2011. Entre muitas dicas e truques, também participou do Business Meeting, encontro de profissionais de Photoshop para debater um assunto tão importante quanto a técnica: o mercado e a necessidade de valorizar os profissionais de Photoshop. Confira a entrevista exclusiva de Brasilio para o PhotoPro TV sobre as novas tecnologias fotográficas e sobre como o fotógrafo deve se destacar profissionalmente.



PhotoPro TV – O que significa o Photoshop Conference 2011 para o profissional de fotografia?

Na fotografia, hoje, você tem o começo no clique mas o final, queira ou não, tem uma finalização digital para qualquer trabalho profissional. E o evento é importante pois é aqui que se encontra a nata que mexe nisso. Aqui vemos desde o trabalho inicial até técnicas mais sofisticadas das ferramentas disponíveis.

PhotoPro TV – Brasilio, você teve participação direta na transição das câmeras analógicas para as digitais. Como você vê agora a introdução das novas tecnologias de captura e divulgação

de imagens?

Temos a evolução da imagem dinâmica e não dinâmica. O vídeo é a imagem dinâmica, que inclui o fator tempo. Mas fotografia continua sendo fotografia e essa evolução é maravilhosa pois do meio de uma cena de um filme digital podemos capturar um frame com resolução suficiente para trabalhos profissionais, com maior flexibilidade de produção, incluindo 3D e relações de mídia ainda mais intensas. Mas, mesmo com tudo isso, ainda é preciso continuar retocando e criando as imagens, assim como tudo que o necessita o olhar humano nesses processos.

PhotoPro Tv – E sobre os novos dispositivos móveis e os tablets? Como eles vão influenciar os profissionais de fotografia?

A forma de comunicação das pessoas leigas, que não são profissionais de fotografia, envolve uma fissura por ter a sua imagem mostrada de forma diferente. O iPhone tem programas simples para transformar sua imagem em outra coisa, seja uma foto antiga, um cartaz de cinema, entre outros. E isso encanta as pessoas que usam esses recursos sem precisar de fotógrafos profissionais, o que irá aumentar a maneira de interagir com a imagem. Pode-se agora gerar um book de fotografia e o cliente vai transformar isso, com programas e recursos, em outros trabalhos. Não sei o que isso significa em relação aos direitos autorais, mas são soluções novas.

PhotoPro Tv – Como o profissional de fotografia pode se destacar nesse novo meio digital?

A automatização por meio de presets e parâmetros de fácil programação encostam os fotógafos profissionais, aqueles que prezam a linguagem fotográfica. Esse grupo está sendo comprimido pelos recursos digitas. Eles terão que aprofundar seus conhecimentos, e fornecer pacotes de venda com características únicas, como, por exemplo, pacotes de lomografia. Comprar pacotes de fotos, nesse processo, vai mudar a forma do profissional organizar o seu trabalho.

13/04/2011

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes.
Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail