PhotoPro

Fundo desfocado e a Profundidade de Campo

Fundo desfocado significa baixa profundidade de campo. Ou seja, uma foto pode ter vários planos, e a quantidade de planos focados define nossa profundidade de campo. Uma foto com profundidade de campo  alta é a que tem mais itens focados e nítidos; já uma foto com profundidade de campo  baixa é a que tem apenas um item focado.

A profundidade de campo é definida pelo tamanho da abertura, e pela distância focal (zoom): quanto maior a abertura e maior a distância focal, mais desfocado é o fundo. Lembre-se que, ao fazer essas alterações de abertura numa cena com mesma iluminação, precisá compensar pelo obturador (velocidade) ou pelo ISO. Nas fotos abaixo, tenho dois planos: a minha modelo Mariana e as flores. Veja a diferença de uma foto com a abertura f: 36, outra em f: 10 e outra em f: 5.6. Repare como as flores ao fundo vão desfocando mais conforme vou aumentando a abertura.



f:36   velocidade 1/30s   ISO 1600


f:10   velocidade 1/50s   ISO 200


f:5.6   velocidade 1/80s   ISO 100


A baixa profundidade de campo
dá um efeito muito legal ao fotografar pessoas, porém ao fotografar produtos e objetos, é preciso estar atento a isso. Veja, por exemplo, as imagens abaixo, nas quais a abertura grande desfocou a alça da caneca.


f:5.6   velocidade 1/100s   ISO 400


f:16   velocidade 1/30s   ISO 1600


Neste caso, a abertura f:16 ainda desfocou o fundo, porém manteve a caneca inteira focada.

 

 

 

 


Erica DalBello

 

 

Quer saber mais sobre fotografia?

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes.
Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail